NO AR AGORA

AutoDJ

Whatsapp

+5592981332373

E-mail

radio@florestafm.com.br

NOTÍCIAS

Agenor e 'Filó': amizade entre fazendeiro do AM e capivara viraliza na internet







Nos últimos dias, um vídeo que mostra a amizade de um fazendeiro do Amazonas e sua capivara de estimação, viralizou na internet. Na publicação, o Agenor Tupinambá, de 23 anos, pula no rio e é seguido imediatamente pela amiga "Filó", de cinco meses.

Agenor mora em uma fazenda em Autazes, no interior do Amazonas. Nas redes sociais, ele mostra parte do dia a dia com todo o companheirismo que divide com "Filó" e outros animais, que também recebem os cuidados do fazendeiro.

Entre eles, búfalos, um papagaio, um porco, um mergulhão selvagem, um biguá e um pato mergulhão. A "Filó", amiga fiel do fazendeiro, entrou na vida dele há cinco meses, de uma maneira inesperada e "triste", segundo ele.

Agenor Tupinambá e capivara Filó convivem em fazenda no interior do AM. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um primo do fazendeiro mora próximo a uma aldeia, onde indígenas costumam caçar para se alimentarem. Na ocasião, eles haviam capturado uma capivara, mas o que eles não sabiam, era que ela estava grávida.

"Eles cortaram a barriga dela, a 'Filó' nasceu e conseguiu sobreviver. Os índios deram ela para o meu primo e ele me deu", disse Agenor, sobre quando passou a oferecer os cuidados e companhia para a pequena capivara em sua casa.

Desde então, o amor entre os dois só aumentou. Apesar de ter perdido a família de sua própria espécie, "Filó" passou a ter um lar e uma família humana junto de Agenor e seus parentes.

Ela sempre dormiu comigo. Ela é muito apegada. Com meu cunhado, com meus irmãos. Com todo o carinho que ela recebe da gente, eu acho que ela retribui", contou Agenor.

O fazendeiro ama o que faz e, desde 2019, faz diversas publicações em redes sociais sobre sua vida e rotina na fazenda. Ele tem o intuito de levar a cultura dos ribeirinhos para que outras pessoas conheçam.

"Sou pecuarista. Aqui trabalho com búfalos. Produzo leite de búfalo e queijo coalho. E aí, eu comecei a postar como é o dia a dia, como é a vida aqui no interior do Amazonas. Com esse pensamento, o pessoal não faz ideia de como é ser um ribeirinho, como é viver morar em um flutuante em cima do rio, ter toda essa cultura", disse.

Com o passar do tempo, ele foi ganhando cada vez mais seguidores e suas publicações começaram a ganhar cada vez mais alcance. Mas uma publicação de Agenor ainda não havia alcançado tantas pessoas como a que ele fez na manhã do último sábado (4).

Em um vídeo, ele mostra diversos momentos junto da pequena e fiel amiga "Filó". No primeiro, o fazendeiro dá um salto no rio e, logo em seguida, a capivara o segue e dá o mesmo salto atrás do companheiro. Em minutos, ele já era visto por diversas pessoas que admiravam a relação entre a capivara filhote e Agenor.

"Quando eu publiquei, em minutos, já foi entregando para muita gente. Eu publiquei no Instagram e fui tirar leite no curral, como é a minha rotina. Quando voltei, eu vi que já estava em 10 mil visualizações e muitas curtidas. Depois, foi só aumentando e eu postei no TikTok. Também viralizou em questão de segundos", lembrou.

Fazendeiro Agenor Tupinambá publica dia a dia na fazenda do AM, acompanhado da companheira Filó. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Apesar de já ter um grande alcance em suas publicações, o fazendeiro sempre teve que alcançar o maior número de pessoas possível ao mostrar sua rotina e se surpreendeu com o retorno instantâneo do vídeo de sua vida com a "Filó".

"Eu sempre almejei crescer bastante nas redes sociais. Sempre sonhei com isso e hoje eu acredito que eu não estava preparado para isso. Nem sei como lidar com tudo que está acontecendo agora. Eu mostro também que a gente pode ser muito feliz com o pouco que tem. A gente não precisa de muito para ser feliz, só precisa aproveitar os momentos, as oportunidades, saber observar e sempre respeitar a natureza dos animais", afirmou Agenor.

O vídeo de Agenor e "Filó" foi republicado em diversas páginas de todo o país e o número de seguidores do fazendeiro só aumentou. Antes da publicação, ele tinha cerca de 30 mil seguidores e agora tem 122 mil no Instagram, além de subir de 500 mil para 700 mil seguidores no Tiktok.

Até esta segunda-feira (6), a publicação já havia sido visualizada mais de 40 milhões de vezes.

'Pulo' de Filó chama atenção

O pulo que "Filó" dá no rio para seguir seu amigo foi dos momentos que mais chamaram atenção entre os seguidores do fazendeiro. Ele contou que ela sempre costumava pular dessa maneira para tomar banho e que passou a ter o costume de seguir ele e os outros parentes.

Filó pula na água para seguir fazendeiro em publicação. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

"Ela sempre dava esse pulinho dela e eu sempre achava muito engraçado. Até que um dia eu consegui filmar e sempre que eu pulo na água, ela vem atrás. Como aqui tem água, a gente não pode sair na canoa, ou em um barco, que ela cai na água para vir atrás", explicou o fazendeiro.

Cuidados com outros animais

Além da "Filó", Agenor cuida de búfalos em sua fazenda, onde faz a extração de leite e produção de queijo coalho. Ele também cuida de um papagaio, chamado Rosa, de um porquinho chamado "Baby", que foi resgatado por ele quando estava machucado no mato.

Ele também cuida de outros animais como um mergulhão selvagem, um biguá e um pato mergulhão, que também fazem parte da rotina de publicações do fazendeiro nas redes sociais.

Além da capivara Filó, fazendeiro Agenor Tupinambá também cuida de outros animais. — Foto: Reprodução/Redes Sociais




Fale Conosco

radio@florestafm.com.br
(92) 98133-2373
EST AZ 1, S/N - Jair de Menezes Tupinambá - Autazes/AM

Receba Informações

Rádio Online Copyright 2024. Todos os direitos reservados.
Politica de Privacidade